segunda-feira, 21 de abril de 2014

O Pequeno Bernardo e a Omissão Nossa de Cada Dia

Cada dia mais tenho plena convicção que pessoas como eu, para viver em sociedade , precisam ponderar muito o que falam para não provocar a ira de muitos e a inimizades de outros tantos. Por isso escrevo. Assim, exponho minhas ideias sem precisar brigar com as pessoas que me cercam.
Muito se tem falado sobre o assassinato covarde do pequeno Bernardo Boldrini no Rio Grande do Sul. Este caso me fez lembrar um igualmente monstruoso, mas muito menos comentado pela mídia. Os envolvidos não pertenciam a classe A, como é o caso da família de Bernardo e, pobre morre todo dia - ninguém dá muita pelota. E, não me digam que sou cruel ou isso ou aquilo; estou pouco me lixando. Indignados? Vão ler o Blog da Florzinha. Vamos ao "causo":
Dois irmãos de 12 e 13 anos da cidade de Ribeirão Pires foram encontrados vagando nas ruas pela Polícia Civil e levados ao Conselho Tutelar daquele município onde relataram os abusos e violência sofridos em casa. A assistente social e a psicóloga da instituição não acreditaram na história dos pequenos e os devolveram ao pai. Na mesma noite foram assassinados e esquartejados pelo pai e pela madrasta http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,corpos-de-irmaos-mortos-em-ribeirao-pires-sao-enterrados,257594,0.htm .
O pequeno Bernardo também procurou o Ministério Público e, numa audiência, o menino foi entregue ao seu algoz.
Hoje vi no Jornal Hoje a homenagem que os moradores da cidade fizeram ao pequeno. Achei até um tanto hipócrita, pois o guri mendigava afeto e carinho a todos que o conhecia e tantos foram  os que relataram exaustivamente nos jornais que viram a madrasta o maltratando e outros tantos viam quando ele ficava no portão implorando para entrar em casa. Tem uma senhora a quem o pobrezinho relatou que a madrasta tentou matá-lo com o travesseiro, a mesma chegou a contar a avó do garoto e depois negou o fato perante a justiça. Absurdo!!! Cada um que pôde fazer algo pelo garoto e se calou, de uma certa forma, é co-autor do homicídio, pois se omitiu quando podia fazer algo para tirá-lo daquela situação. Ele tinha uma avó materna que o amava e chegou até a brigar por sua guarda.
Quem quiser me mandar flores, me mande um buquê agora, porque depois que eu morrer não adianta enviar-me coroas e mais coroas. 
O Bernardo não precisa de homenagem, o que ele precisa é que a justiça seja feita após sua morte, visto que a mesma nada fez durante sua breve vida...

9 comentários:

  1. Bom Tarde,
    Seu relato é impressionante, revela o que se passa um pouco ou muito por todo o lado, incluindo os países ditos mais desenvolvidos, a justiça (proteção de menores) nem sempre atua com rapidez como devia.
    Infelizmente os inocentes, os mais fracos acabam por ser vitimas mortais sem que alguém se importe, vivemos num mundo onde se marginaliza para a periferia famílias com filhos sem acesso à educação, saúde e justiça, (onde está a nossa revolta e solidariedade?) simplesmente não está, somos sínicos ao pondo de pensar, (desde que eu esteja bem, o resto que se lixe) é esta a mentalidade que o mundo capitalista induze, através da comunicação social na nossa personalidade cada vez mais cobarde.
    Ninguém é dono da verdade nem da razão, todos temos o direito á livre opinião, quem não aceita opinião dos outros, vive num mundo só para ele onde os outros não contam para nada, nunca deixe de opinar mesmo que depois verifique que mais tarde não tem razão, ninguém tem o direito, nem devemos consentir, que alguém nos tire a liberdade de movimentos e de opinião.

    Porque será que nós temos
    Na frente, aos montes, aos molhos,
    Tantas coisas que não vemos
    Nem mesmo perto dos olhos?

    Poeta Popular - António Aleixo

    Que o seu dia seja feliz
    ag

    http://momentosagomes-ag.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não imagina o quanto seu comentário significou para mim, pois quando decidi escrever este post, fiquei apreensiva, porque é sempre difícil falar e, acima de tudo, expressar uma opinião quando se trata de crimes envolvendo crianças.
      Muito obrigada mesmo, viu? Obrigada também pelo verso. Que Deus o abençoe.
      Um xero do tamanho da Bahia pra vc.

      Excluir
  2. Você não imagina o quanto seu comentário significou para mim, pois quando decidi escrever este post, fiquei apreensiva, porque é sempre difícil falar e, acima de tudo, expressar uma opinião quando se trata de crimes envolvendo crianças.
    Muito obrigada mesmo, viu? Obrigada também pelo verso. Que Deus o abençoe.
    Um xero do tamanho da Bahia pra vc.

    ResponderExcluir
  3. É preciso DENUNCIAR tudo e fizeste muito bem. Silenciar, é pactuar com o aml
    Beijo Amigo.
    Graça

    ResponderExcluir
  4. olha titia eu acho que esqueci de mencionar que dediquei uma homenagem a seu blog em um post anterior harara sorry...mas vc merece anyway

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou lá ver. Vc sabe que vc é muito especial pra mim. Tenho blogado pouco, entrado cada vez menos na net, mas vc tem um lugar especial no meu coração.
      Xero

      Excluir
  5. Boa tarde minha amiga, perdoe a ausência, mas fiquei muito contente na sua abordagem sobre esse assunto, essas coisas viraram rotina e essa rotina demonstra o quanto a vida perdeu o valor na nossa sociedade, é triste, mas é a verdade. Espero que o homem pense um pouco sobre tudo isso, porque não sabemos onde iremos parar com tanta violência.Um beijo e tudo de bom pra você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que saudade de você. Também tenho postado menos, entrado cada vez menos na net. Mas não vou sumir de vez, não. Viu?
      Estou esperando aquele livro de contos...
      Um xero meu querido. Te amodoro imenso!

      Excluir
  6. This design is wicked! You most certainly know how to keep a
    reader entertained. Between your wit and your
    videos, I was almost moved to start my own blog (well, almost...HaHa!) Great job.

    I really loved what you had to say, and more than that, how you presented it.
    Too cool!

    Also visit my web page - top 10 family lawyers in toronto (http://Www.google.ca)

    ResponderExcluir