sexta-feira, 4 de outubro de 2013

A desigualdade social no nosso país é tão antiga que o grande (baiano) Rui Barbosa já fazia  uma citação fantástica acerca do tema há um século atrás:
"
A regra da igualdade não consiste senão em quinhoar desigualmente aos desiguais, na medida em que se desigualam. Nesta desigualdade natural, é que se acha a verdadeira lei da igualdade... Tratar com desigualdade a iguais, ou a desiguais com igualdade, seria desigualdade flagrante, e não igualdade real."
A grande verdade é que os homens não nascem iguais nem vivem em condições de igualdade e o capitalismo selvagem nos dá a falsa impressão de que a prosperidade está ao alcance de todos e só os preguiçosos vivem em situação de pobreza. Meu amigo, sinto informá-lo que a realidade não é bem assim e, quando se trabalha com a desigualdade perde-se todo e qualquer resquício de pensamento burguês que se pôde tem um dia. Infelizmente existem muitas famílias que vivem em situação de miséria e que não têm acesso à educação, saúde ,enfim ao bem estar social e aos demais direitos descritos na nossa Carta Magna de 1988.
Aliás nossa realidade seria bem diferente se, de fato, se cumprisse o que está na nossa Constituição. Seríamos uma nação mais igual, mais justa , muito menos violenta e o melhor lugar do mundo pra se viver.





Nenhum comentário:

Postar um comentário