quarta-feira, 16 de maio de 2012

Um Dia Especial

Olá Pessoas!!! Um dia desses eu estava vindo do shopping com um sobrinho. Era por volta das dez horas da noite e caía uma chuva fininha e me vi olhando ao redor. Engraçado,com o tempo adquiri uma característica que não tinha - me tornei observadora, não sei se por necessidade da profissão que me abraçou ou por causa da idade que me tornou uma pessoa menos ansiosa, mais centrada e, talvez devido a isso passei a reparar mais em volta.Nessa noite comecei a observar os carros no trânsito e, de repente reparei um caminhão de lixo à nossa frente com quatro garis pendurados na traseira ( naquele compartimento que nem sei o nome).Eles cantavam uma música de arrocha e faziam uma coreografia animada, alegre e feliz - diria que até bonita. Mostrei pro meu sobrinho e ele diminuiu a velocidade e começou a seguir o caminhão . Passamos a expectadores daquela dança engraçada. Seguimos assim minutos e quando , por fim, ultrapassamos fomos saudados com uma animação fora do normal. Que homens abençoados,  em pleno sábado à noite, debaixo de chuva, fazendo um trabalho difícil, duro pra caramba e, ainda assim se divertindo e,o mais importante, levando alegria às pessoas, mesmo que inconscientemente. E é exatamente aí que mora a mágica: eles transmitiram coisas boas sem ter  a consciência , a noção  do que estavam fazendo, pura inocência mesmo. Eles dançavam porque estavam alegres e isso lhes bastava! Foi uma experiência bacana e conversamos a respeito dela durante  o trajeto.
É super difícil ver um gari triste. Comece a observar e verá que eles trabalham cantando e sorrindo . Da próxima vez que passar por um experimente dar um bom dia e perceberá o entusiasmo da resposta.
Quer mais? Pare pra ver um grupo de garis limpando as ruas após festejos de Carnaval ou São João e vai  sentir que  uma outra festa está rolando. E é assim, eles fazem festa por tudo.
Eu queria saber que mágica é esta que envolve a profissão. Por que será que gari é tão pra cima? Deveria ser assunto de vários destes seminários chatos ministrados por professores metidos que falam de feedback e sei lá mais que picas de termos que mais parece uma aula de inglês e no fim saímos tal qual entramos: sem entender bosta nenhuma. Poderiam simplesmente simplificar e chamar o Renato Sorriso pra ministrar os  cursos de atendimento ao cliente. Daria muito mais retorno . Aposto!!!
Quem é  o Renato Sorriso? É o funcionário da limpeza do Rio de Janeiro, famoso mundialmente e, não por traficar ( drogas,armas ou influências ) ou por crimes de corrupção e, sim por seu trabalho digno, pois como sempre falo " não é o trabalho que dignifica o homem e, sim o homem que dignifica o trabalho " . E, como o nome já diz, a simpatia em pessoa. Escolhi esta figura como representante desta categoria que respeito pra cacete por ser " O Cara"!!!
Quantas vezes não somos mal atendidos por FDP com seus estetoscópios? Médicos que se sentem semi deuses e sequer olha pra sua cara para saber o que sente. Ou engravatados que se julgam superiores por ter um cargozinho de merda?! Deviam ensinar a  estes bossais a gostar de gente nas universidades da vida. Ou então mandá-los  fazer um estágio na limpeza das cidades para aprender a virar gente como a gente...
Gentem!!! Educação não se aprende na escola. Na escola aprendemos a ser letrados e até cultos,mas educação... esta vem de berço ou de caixotes, devido à falta deste.Não se esqueça que o maior homem da história nasceu num estábulo...
E vocês profissionais da limpeza pública parabéns pelo seu dia. Obrigada por tornar nossas cidades mais limpas ( no caso de Itabuna, menos suja ) e mais alegres.
Um xero !!!


Ps: pra quem não sabe 16 de Maio é o Dia do Gari.

2 comentários:

  1. Professores metidos que falam de feedback e sei lá mais que picas de termos que mais parece uma aula de inglês...Me matei de rir qnd vi essa parte,é verdade !
    É eles são bem alegres mesmo !
    Enquanto tem um monte de gente que fica abatido por besteiras !

    ResponderExcluir
  2. Mas não é verdade? Esses professores de seminários se acham e usam cada terminho... feedback uso como ex por estar em moda, mas logo logo entra um outro. É só esperar.
    Os garis, esses sim são exemplos para todos nós.Têm um trabalho digno, porém duríssimo e o fazem com alegria e bom humor sempre.
    Outro xero!

    ResponderExcluir