quarta-feira, 2 de maio de 2012

Preconceito , Discriminação e Geografia

Olá Pessoas!!! Estou com um olho no peixe e o outro no gato - aqui  blogando e de olho no fogão. Mas vamos lá. Aconteceu um fato  em Brasília , vi hoje de manhã cedo no Bom dia Brasil e não posso deixar passar batido,pois é um tema muito recorrente aqui no nosso espaço. 
Antes de falar sobre o acontecido, quero explicar a diferença entre preconceito e discriminação - se bem que ambos têm a mesma raiz e são praticados por gente de mente pequena, trocando em miúdos e em bom Português, são praticados por FDPs,por uma cambada de gentinha que se julga superior e não é bosta nenhuma. Bom a diferença básica é que o preconceito não é considerado crime, pois não chega a prejudicar a vítima. Um exemplo; a pessoa pode ter preconceito contra nordestinos,mas numa entrevista de emprego dar a vaga para um baiano. Já a discriminação é diferente, pois passa a prejudicar de alguma forma o cidadão. Você pode perfeitamente não gostar de negros,mas guardar isso pra você (  muita gente não gostou de Cristo ), agora a partir do momento em que você vai em um ginásio e grita palavras racistas para um jogador em quadra, daí é diferente, é uma discriminação,uma manifestação pública do preconceito e passa a ser crime com pena prevista de um a três anos de detenção, se não me engano. Portanto, o preconceito não pode ser controlado pelos meios legais,no entanto a discriminação pode. Preste bem atenção antes de sair por aí falando bobagens para as classes que julga inferior a você, pois pode acabar no xilindró, vendo o sol nascer quadrado.
O fato ocorrido em Brasília foi do médico endocrinologista que também trabalha como psicanalista ( pode ? ) que tentou furar a fila do cinema e como a funcionária do recinto não permitiu, o louco do asfalto xingou a moça e entre outras frase mandou que ela fosse para a África trabalhar com orangotangos. Graças  a Deus existe gente boa no mundo que é contra o preconceito e,nesse caso, contra a discriminação e chamaram a segurança do shopping. O valentão saiu correndo, mas foi reconhecido pela vítima, Marina Serafin dos Reis através de fotos e deu queixa na delegacia. O médico é reincidente, pois nas eleições de 2002 já havia praticado o mesmo ato contra uma mesária que não permitiu que furasse a fila. A justiça terá que agir com rigor nesse caso, pois não pode passar impune. Ele já está acostumado a agir de forma monstruosa. Imagine a situação das vítimas? Parece bobagem,mas não é. Vivemos num país de um pluralismo cultural muito grande, aqui temos adeptos de quase todas as religiões e gente do mundo todo, todos dividindo o mesmo chão. Ninguém é obrigado a gostar da raça, da religião ou da sexualidade do outro, entretanto é fundamental respeitar a singularidade de cada um, pois somos um país de grande diversidade cultural e não podemos permitir que imbecis feito este palhaço fiquem por aí andando livremente despejando seus dejetos podres em seres humanos que não têm nada a ver com seus problemas. Vocês sabiam que isto é típico de gente má amada? É um típico embucetado. Sério! Se este cidadão fosse bem amado e bem resolvido não ficaria por aí distribuindo amarguras e rancores. Como diz o ditado: cada um dá o que tem...
Ah, um detalhe que ia esquecendo: além de apressadinho e um grande FDP, ele também fugiu da aula de Geografia, pois os orangotangos são oriundos da Ásia,não da África.
E cá pra nós, todo brasileiro tem sangue crioulo...
Um xero pr'ocês !!!

18 comentários:

  1. Minha lindeza, perdoe-me a ausência dos posts.Meu filhote ficou dodói e tenho desprendido toda a minha atenção em cuidar dele.Vc sabe como é né??
    Aí foge a inspiração e idéias.
    Ai Tita, ás vezes penso em para com o blog devido a falta de tempo e tantas ocupações, só o mantenho pelas pessoas lindas que conhecí assim como vc.

    Fiquei indignada assim como vc ao acompanhar pelos noticiários logo pela manhã tamanha infelicidade deste médico.
    A boa educação e formação moral está á frente de qualquer honra, qualquer diploma e o que quer que seja.
    O bom de tudo isso é que a cara dele está estampada em todas as redes de comunicação e que a vergonha o coloque em situação pior do que a que ele proporcionou á quela moça.
    Deprimente.

    Um abraço apertado minha amiga!
    Te quero bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga eu te peço por-fa-vor,não pare nunca. Diminua os post. Prometo que continuo indo lá todo dia. Mas não pare. Minha luta tb é imensa; casa,filho, trabalho, faculdade,academia... ufa! O meu é fácil, porque é um diário: se não escrevo no blog, vou para o caderno. Mas prefiro aqui, pois além de não rasgar, nem amarrotar, ainda tenho a felicidade de conhecer pessoas maravilhosas como você que faz meus dias melhores e meu fardo mais leve.
      Amiga,melhoras pro teu pequeno,viu?
      Também te quero um bem danado ( como dizemos aqui na Bahia )
      Mil xeros.

      Excluir
  2. kkkkkkkkk
    mulher tua jornada ainda é mais intensa que a minha!!
    Haja energia!!
    Eu amo interagir com vc amiga, encontrei algumas poucas pessoas hostis por estes meios, mas encontrei muito mais pessoas especiais assim como vc.
    Tudo o que vc escreve é real e verdadeiro, vc dá voz a muitas de nós.
    Sou muito dedicada em tudo o que faço e quando não dou conta prefiro parar como é o caso do blog, mas vou conciliando a passos lentos rss!
    Obrigado pelo carinho minha lindona!
    Não quero te perder de vista!

    ResponderExcluir
  3. Também não quero te perder de vista não, minha amiga.
    Sabe o que eu aprendi que a net imita a vida... Aqui é igualzinho no mundo real e gente grossa a gente encontra aqui e lá. Precisamos urgentemente aprender a agir com esta cambada de gente azeda. Sabe o que aprendi? Não adianta tratar embucetado com carinho, portanto seja na vida real ou na internet eu mando se foder meeeeesmo. Vai te lascar no inferno. Não gasto energia com quem não presta. Gasto energia dando carinho e atenção às pessoas boas, como você, que graças a Deus,são maioria na minha vida.
    Vou te contar um segredo: Quando eu quero,consigo ser tão chata que ponho os chatos de plantão pra correr. Sabe de uma coisa? Já vivi metade da minha vida tentando ser bacana, fina e educada, resumindo: tentando agradar aos outros. Daí jurei pra mim mesma ser feliz daqui pra frente, amando quem me ama e mandando tomar bem no meio do ... quem me enche os pacová. Só uma coisa eu não aprendi é guardar raiva, nem odiar, aliás risquei esta palavra do livro da minha vida. Até o resto dos meus dias quero ser feliz e fazer o maior número de pessoas ao meu redor feliz tb.
    Amiga, perdoa se sou meio grossa,viu? É meu jeito, mas sou totalmente do bem e inofensiva. Como diz Simone, sou adepta do sincericídio.
    E já que citei Simone, te amodoro, viu?
    Um xero lindona e não pare de escrever, por favor ;teu blog além de liiiiindo no mundo é uma terapia pra esta tita louca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk
      Antes de sair fiquei bem aqui quietinha te esperando responder kkkkkk
      Pois é minha lindona, isto não é grosseiria e nem precisa se justificar, te gosto assim deste jeitinho!!
      Concordo com vc, eu tbm já perdi muito tempo em desejar agradar pessoas que não mereciam.Hoje como vc não perco mais minha energia, apenas me dedico com todo o carinho a todas as pessoas que abrem o seu coração.
      A internet com certeza é um mundo aberto sem muita diferença do nosso cotidiano físico.

      Obrigado por seu sincero carinho, me sinto honrada por isso.
      Agora vou mesmo kkkkkk
      Bjosssssssssss

      Excluir
  4. Amiga, ameeeei esta troca de bilhetinhos kkkkkkkkk. Não é mágico isso? Me diz? Isso é bom demais da conta. Viver é isso. Pra que complicar, não é mesmo?
    Lindona já me vou.kkkkkkkkkkkkkk
    Te amodoro.
    Xerinhos!!! kkkkkk

    ResponderExcluir
  5. É uma pena que coisas assim existam, mas precondeito, discrinação, intolerancia e outras coisas humanas sempre existirão, por mais que se lute contra elas.Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Triste amigo, mas é a mais pura realidade.
      Mil xerinhos.

      Excluir
  6. Vim deixar um super-mega
    Abraço juntamente como desejo
    Que você tenha um Final de Semana
    Maravilhoso e que ele seja repleto
    De boas surpresas.
    Beijinhos.............

    Não posso deixar de falar que seus comentários são extraordinários como diz Vagner monte escracha neles.
    Beijinhos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga.
      Um ótimo fim de semana pra ti tb. Que Deus te ilumine, te abençoe e te proteja sempre.
      Um xerinho pr'ocê!

      Excluir
  7. Eu acompanhei esse caso no Jornal do SBT, realmente foi uma atitude ridícula a desse médico, realmente lamentável que exista ainda pessoas assim... Eu não consigo entender como as pessoas podem sentir o preconceito... principalmente o racial, é uma coisa tão irracional julgar alguém apenas por uma característica física. Não entendo, simplesmente não entendo. Parabéns pelo post, tá incrível!!!
    Um ótimo final de semana para você e sua família!!!

    Mil Sweetkisses ♥
    www.docesonhodemenina.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria perfeito se tivéssemos uma postura relativista, ou seja, conhecer o outro, entender que é diferente, entretanto respeitar seus valores e sua cultura,mas infelizmente sabemos que estamos bem distante desta realidade.
      O que esperamos é que este cidadão seja punido, visto que ele já é reincidente; não é a primeira vez que faz esta coisa feia. Tem que servir de exemplo para que outros palhaços preconceituosos não façam o mesmo. Só que o que é ruim parece que se alastra. Você acredita que em Curitiba, no Paraná uma professora foi denunciada pelo mesmo crime contra duas alunas?
      Linda, bom fim de semana pra ti tb. Obrigada pela visita,viu?
      Um xero da tamanho da Bahia pr'ocê!

      Excluir
  8. Ai, ai , ai Tita amada!
    Vc acha que não vou vir te espiar anônimamente ??
    Se os teus comentários estiverem ativados para anônimos com certeza virei para te deixar meu carinho e conferir as novidades!
    Obrigado, obrigado e obrigado por todo o carinho a mim dedicado neste curto espaço de tempo.Me sinto infinitamente honrada em poder fazer parte dos seus seguidores.
    Vc é uma mulher incrível, autêntica e querida!
    Desejo que tudo em sua vida floresça como as flores na primavera.

    Tbm te amodoro de coração e te quero um bem imenso!
    Obrigado por tudo.
    Mas ainda vou ficando e quando eu sair será de repente, sem este clima de despedida da qual tenho trauma.

    Não se esqueça:


    "Nossas digitais não se apagam das vidas que tocamos." do filme Remember Me

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Combinado então, não falamos mais em despedida. Não soframos por antecipação. Já te enviei meu e-mail pessoal, assim manteremos contato com certeza. Pode postar como anônimo sim. ficarei aguardando e sempre falarei de ti nos posts. Mas não vamos falar mais neste assunto...
      Amiga um fim de semana maravilhoso pra ti que é tão importante pra mim, minha amiga sensata do coração meeeeeeeesmo!!!!
      Te amodoro!
      Xeeeeeeeero!

      Excluir
  9. Se desejares me manda teu email que não publico.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. É muito triste saber que em pleno século 21 tem pessoas que ainda pensam dessa maneira,discriminam pessoas sejam pela cor, sexo, ou orientação sexual e infelismente não podemos fazer nada em relação a isso, apenas lamentar!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por mais que o mundo gire e as coisas evoluam, sempre existirão babacas, sabia??? É fato!!!
      Um xero!!!

      Excluir