sábado, 28 de abril de 2012

Honra

Olá Pessoas!!! A vida é mesmo mágica, maravilhosa, fantástica!!! Quando perdemos o chão, acontece algo que nos faz acreditar de novo e, nos dá motivação para acreditar no ser humano e nas boas intenções.
São tantas as tragédias humanas que muitas vezes e, na maioria delas, nos é perfeitamente normal  todo o mal que acontece no planeta. Pouco ou quase nada abala o homem globalizado, tantas são as  desgraças humanas que acontecem sucessivamente. Somos sufocados por tantas notícias ruins, mas quando vemos uma boa precisamos falar para mostrar que o bem também existe e temos a obrigação de compartilhar as coisas boas. 
Desci a pouco para dar o lanche da prole e me peguei vendo o noticiário. Vi algo que me chamou a atenção, graças a Deus, pelo lado bom. Vocês sabem que no Brasil,infelizmente ainda existe o trabalho escravo, principalmente nos estados do Norte e do Centro Oeste, pois bem, vi uma reportagem que falava sobre trabalhadores que foram resgatados destes cativeiros e começaram uma vida nova. Foram resgatados e, mais que isso tiveram aulas de Português e Matemática durante seis meses e mais sessenta dias de treinamento e hoje trabalham nas obras do estádio que receberá jogos da Copa do Mundo de 2014 na cidade de Cuiabá, capital do Mato Grosso. Muito bom isso! Os caras resgatam os trabalhadores e dão uma oportunidade de aprender e ser remanejado para um trabalho digno, com carteira assinada - modesto,mas digno. Porque não é o trabalho que dignifica   o homem e, sim o homem que dignifica o trabalho. Mesmo humilde, mas com direitos  legais, não deixa de ser um trabalho digno. Se os escravocratas brasileiros tivessem feito isso com os negros à época da libertação dos escravos,certamente nossa desigualdade social seria muito menor. Sim  falo sério, pois os senhores de escravos preferiram exportar mão-de-obra européia, italiana em sua maioria,  a empregar os negros que já viviam nas senzalas brasileiras. Fomos simplesmente expulsos das fazendas sem direitos trabalhistas, indenizações ou qualquer tipo de apoio. O Brasil tem dívida muito grande com nós , afrodescendentes, e a Abolição da Escravatura é uma historinha muito bonitinha contada por tias no primário, mas a realidade foi bem diferente.  São os descendentes deste povo que ainda hoje é escravizado no nosso Brasil, vivendo em situação de extrema miséria, com condições de trabalho degradantes,fazendo a fortuna de um bando de fazendeiros filhos da puta, escravocratas modernos, bando de bossais cretinos e sem noção. São a descendência dos meus ancestrais africanos que sofrem as dores até hoje neste país. A Justiça Trabalhista vem agindo,graças a Deus e, pelo menos desta vez estão tendo a decência de devolver a  dignidade a esses pais de família, através de um trabalho remunerado. E como diria o grande poeta Gonzaguinha " E sem o seu trabalho,o homem não tem honra ".
Um xeeeeero !!!


5 comentários:

  1. Eu vi ! Que boa notícia viu ! Um presente abençoado pra eles e a família !
    É totalmente chocante ver esse tipo de escravidão em dias de hoje em que ela foi abolida há muito tempo !

    ResponderExcluir
  2. Adoro notícia boa Dry e gosto mais ainda de compartilhar. Coisas ruins acontecem,mas são iniciativas como estas que nos fazem acreditar que a Justiça "quando" quer funciona.
    Um xeeeeeeero!!!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite minha amiga querida ... com certeza a realidade foi infinitamente diferente do que é pregada nas escolas.
    O Brasil vem caminhando a passos lentos no que tange ao combate do trabalho escravo, mas devemos comemorar sim as conquistas.

    Um abraço apertado e um feliz domingo junto aos seus amados.
    Te quero um bem imensooooooo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Lindona, eu já falei várias vezes em outros posts, mas quero enfatizar: sou afrodescendente, sou negra e comemoro cada conquista da minha raça, como sendo minha, pois faço parte desta história, desta cultura. A história que nos conta na escola é ridícula, escondem os fatos reais, os verdadeiros motivos e, sobretudo as consequências, entretanto, crescemos e por nós mesmos aprendemos que a verdade é outra...
    Também te quero imeeeeeeeeeeeenso e de verdade!
    Um feliz domingo,uma semana maaaaaaaravilhosa a ti e a teus amados.
    Mil xeeeeeros!!!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite minha amiga!
    Eu me sinto imensamente desconfortável quanto a estas diferenças que alguns homens fazem entre negros e brancos.
    Deus colocou em nós diferenças para testar o nosso coração, porque na verdade elas não existem.
    Na dor e nas trajédias nos damos conta do quanto somos iguais.
    Eu sou branca, e minha avó materna é negra, vim de várias misturas mas tenho oringens afro tbm.
    A alma não tem cor, o que sobe nas narinas de Deus como incenso suave são as virtudes, o amor, a humildade, as boas obras.
    Nossos corpos se misturarão com a lama quando a morte chegar, e as nossas pegadas farão toda a diferença.

    Gosto demais de ti , sobretudo a franqueza!
    Uma feliz semana!

    ResponderExcluir