sexta-feira, 16 de março de 2012

Gambare


Gambare é uma palavra japonesa muito significativa. Ela expressa o espírito japonês de força, persistência e coragem. Quando você fala Gambare para alguém é como se estivesse desejando ao outro:
Força, Coragem, Firme, Tenha Garra, Estou com Você, Avante!
É uma palavra muito comum no cotidiano japonês, que expressa consciência de grupo, uma demonstração de apoio, solidariedade e esforço daqueles que compartilham dos mesmos momentos.


Gentem!!! Sábado vi uma reportagem no Jornal Nacional enquanto tomava café e coloquei na cabeça que ia postar algo sobre o fato que achei legal pacas, afinal o assunto tinha tudo a ver com uma das nossas pautas favoritas e, que com certeza, é o meu nome do meio,  superação . Daí vai um dia, outro dia e mais outro, acabei esquecendo.Acontece que numa dessas ironias do destino, uma pessoa foi visitar-me no trabalho e a história dela, aliás do filho dela tem tudo a ver com o tema supra citado. Gentem!!! A história do garoto é linda! O carinha não tem um ano de vida,mas já é um dos ídolos desta tia chata. Juro pr'ocês. Não vou contar sua história agora, porque quero pedir antes a permissão aos seus pais e, também quero postar uma foto do gatinho. Vocês vão se emocionar, prometo!
Por enquanto fiquemos com o caso lá do jornal. Lembram do tsunami lá do Japão que causou uma destruição hooooooooooorrível? Gentem!!! Loucura! Pois bem, o repórter contou várias histórias de pessoas que passou por cima dos seus dramas e de suas dores e que estão, aos poucos, reconstruindo suas vidas. Entretanto a que me chamou a atenção foi a de um senhor de mais de setenta anos. Sabem por que? Porque o danadinho pensa igual a esta tia teimosa aqui. Igualzinho. Prestem atenção nos detalhes: Ele tinha um restaurante muito grande que foi destruído pelo tsunami e ao chegar nos escombros encontrou sua faca de fazer sushi, daí o danadinho enxergou nela um sinal, ele não acredita em acaso ( lembram do que eu falo cambada? ). Pegou  a faca e partiu para a batalha. Hoje está com um restaurante pequeno,mas tem a certeza que antes de morrer ainda vai construir um muito maior do que aquele que foi destruído. Olhem o exemplo do cara. Esta é para você que se acha velho para começar algum projeto. Sentiu o drama! Gentem!!! O cara tem se-ten-ta aaaaaanos. Ele poderia se entregar à depressão, ao desespero, contudo, preferiu erguer a cabeça e lutar feito um guerreiro. Assim se faz a vida. Juntando nossos cacos, nos refazendo seja material ou emocionalmente. Acorde e veja que só temos uma vida e não podemos desperdiçá-la com lamentações ridículas. Não nascemos para ser vítimas de porra nenhuma, nem de ninguém. Perdedor é todo aquele que não tem força para lutar, não acredita na sua capacidade e, sobretudo que se entrega à derrota após o primeiro tombo. Seja teimoso! Vença pelo cansaço, mas vença! E se não vencer, é porque aquela não era a sua batalha, então cara pálida,levante a droga da cabeça e vá a luta. 
Um xero da Titia

Nenhum comentário:

Postar um comentário