quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Superação

Gentem!!! Hoje é Quarta-feira de Cinzas, dia de voltar ao trabalho. Há uma lenda aqui no Brasil que diz que o nosso ano começa hoje. De qualquer forma, o meu já começou faz tempo. Para quem está começando agora, bom início de ano, feliz 2012 de novo e bem-vindo à vida!!!
Tenho um hábito horrível, quando estou sozinha em casa ( isso é quase sempre ) fazendo alguma coisa na cozinha, sempre deixo a tv ligada. Nem assisto,mas fico ouvindo, é como se estivesse acompanhada - afinal ninguém gosta de solidão. Bom, me atentei a uma matéria sobre um homem no litoral de São Paulo, ele era surfista sofreu um acidente, ficou tetraplégico ( isso mesmo ),mas não se abateu, nem jogou a toalha, pelo contrário, seguiu em frente, se tornou escritor, se casou e tem uma vida dentro das suas limitações, claro, normal.Podemos dizer que é uma pessoa feliz, pois soube superar seus problemas e enfrentou as dificuldades que a vida lhe impôs.
Quem já ouviu falar de João Carlos Martins? A história deste brasileiro é incrível, pois cada tombo que a vida lhe dá, ele inventa um meio de levantar-se e dar a volta por cima. Uma escola de samba do Rio de Janeiro, cujo galpão foi queimado o ano passado e em pouco tempo recuperou o trabalho de um ano em um único mês, a Grande Rio, trouxe  este grande homem como destaque,onde o tema da escola foi Superação e esta é a palavra que resume a vida deste exemplo. Se você nunca ouviu falar deste cara,vá no Google e pesquise, vai se emocionar tenho certeza.
Temos tantos outros exemplos de pessoas que venceram obstáculos, seja de doença, seja de qualquer outro tipo. Sou fã do Sr. Samuel Klein, o fundador das Casas Bahia, sua história é fascinante,imaginem vocês que ele fugiu de um campo de concentração nazista e passou horrores até chegar ao Brasil e do nada fundar a gigante que é a rede Casas Bahia. Sabe o que é isto? São pessoas que trazem dentro de si a marca da perseverança, elas acreditam em  si mesmas e vão atrás dos seus sonhos. Usam os obstáculos como metas a serem ultrapassadas. E conseguem vencê-los, atingindo o inatingível. Gentem!! Quantos de nós não desistimos antes mesmo de tentar? Conheço uma infinidade de gente assim. E pior, estas pestes além de não acreditar em si próprias, tentam atrapalhar quem tem vontade e ânimo de alcançar alguma coisa na vida. Já encontrei muita gente assim no meu caminho, porém não dou ligança; sigo em frente como se não tivesse cruzado o meu caminho. Se insistirem, mando tomar onde vocês estão imaginando...
O melhor a fazer é se afastar de cargas negativas, pois invariavelmente vai te influenciar de alguma forma. Mantenha distância. Conselho de Titia. 
Tenho um amigo que canso de citá-lo como exemplo ( ainda bem que ele não lê o blog ), o cara é o pessimismo em pessoa. O engraçado é que ele pensa que o mundo é uma bola e gira em torno do seu umbigo: os maiores problemas são os dele, o maior coitadinho incompreendido do mundo é ele. Se sente a última bolacha do pacote,e inteira! Vive se lamentando. Cansei de falar, aconselhar. Vi que não adiantava e me afastei meeeeeeeesmo! Não gosto de perder tempo. E não digam que sou má, só não sou a Madre Tereza de Calcutá;nunca disse que sou uma boa pessoa!  Gentem!!! Paciência tem limite. Experimente ficar uma hora conversando com um camarada desse e terá que procurar um psicólogo, pois tem um troço que transfere a energia do infeliz, falo sério; eu já estava pensando em procurar a ponte mais perto de casa, comprar uma corda e me enforcar, por isso fugi do sujeito. Aff!

Podemos passar inúmeras dificuldades, e ter de batalhar muito para alcançar certos objetivos e, ainda assim, morrermos na praia.
Podemos deixarmo-nos consumir pelo trabalho, e perder noites de sono ou deixar de passar finais de semana com a família apenas por que temos extrema necessidade de conseguir recursos para mantermos uma vida digna, ou amargarmos um período obscuro de desemprego.
Podemos assistir a injustiça bater à nossa porta e perceber, infelizmente, que em algumas ocasiões não há absolutamente nada a fazer.
Podemos chorar com o coração partido a perda da pessoa amada ou de um ente querido.
Podemos, por tanta coisa negativa que aconteça, julgarmos que tudo sempre dar errado conosco e maldizermos nossa sorte.
Depois de tudo isto até podemos deixar passar pela cabeça a estúpida idéia de fazer uma grande besteira consigo mesmo, desde que seja exatamente assim:que tal idéia passe – e nunca mais volte, por que a Vida é Superação!
Nós não nascemos andando, não nascemos falando, nem pensando tanta bobagem - e o que não podemos em hipótese alguma é perdermos o ânimo, o espírito, e nossa capacidade de amar, de se superar e de viver!
Augusto Branco

4 comentários:

  1. João Carlos Martins...já me emocionei muito com a história de superação dele,serve de exemplo pra quem não sofreu nem metade disso e se lamenta,abandona a propria vida por conta de pequenos problemas !
    " E o que não podemos em hipótese alguma é perdermos o ânimo." Sábias palavras !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse cara é exemplo meeeeesmo!E ele desfilou tocando pratos na escola! Genial, sou fã dele. Tem um boato de que Hollywood vai fazer um filme com sua história. Vamos juntas assistir.
      Um xero da Titia

      Excluir
  2. Belissimo texto negona....amei....muito bom mesmo.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigona obrigada de coração. A gente pensa, fuça e copia dos outros e vai fazendo uma mistureba pra passar exemplos. Quantas vezes nos sentimos pra baixo e uma palavra amiga nos levanta? Você sabe disso negona.
      Um xero da Titia

      Excluir