sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

1ª Receita: Pizza

Gentem!! Tenho uma colega de trabalho fofa no mundo que me deu uma sugestão legal: que tal postar umas receitas de vez em quando? Mas não pode ser receita difícil de fazer,nem cara demais etc, etc, etc e etc. Tudo bem! Titia não é Bombril, mas tem mil e uma utilidades - nosso blog também! A partir de agora teremos receitinhas. Prometo a vocês que antes de publicá-las, testarei uma a uma. 
Quem não gosta de receber os amigos em casa? Ou reunir a família à mesa no sábado à noite? E que tal incrementar isso com uma bela pizza?Huuuuuuuumm! Pois bem, tenho uma receitinha básica de massa de pizza - e não é aquela engana bobo de liquidificador; é pizza de verdade meeeeeeeeeeeeesmo! Gostosa e tão fácil de fazer que até a Titia vira pizzaiola ( é este o  feminino de pizzaiolo?)  nos finais de semana... Garanto que é facílima e deliciosa. E tem uma lenda urbana que diz que tudo em um determinado reino acaba em pizza, aqui no nosso espaço é diferente: tudo começa com pizza.
Você vai precisar de :
4 colheres de sopa (rasas) de manteiga ou sua prima pobre, a margarina;
Meia xícara (chá) de leite morno;
1 tablete (15 g) de fermento biológico;
1 colher ( chá ) de açúcar;
1 pitada de sal;
1 xícara e meia de farinha de trigo:
Óleo para untar.
Mãos à massa ( literalmente):
Em uma tigela, misture a manteiga com o leite morno. Numa tigelinha, misture o fermento com o açúcar até desmanchar, adicione ao leite e deixe descansar por 10 minutos. Junte a farinha de trigo e o sal e misture.Amasse bem com as mãos, cubra e deixe descansar por cerca de 40 minutos em lugar abrigado. Preaqueça o forno à temperatura média (180°c). Abra a massa com 1/2 cm de espessura ( se quiser pode aumentar ). Coloque numa forma untada para pizza. Arrume o recheio escolhido e leve ao forno quente por cerca de 25 minutos. Rende um disco grande.
Dicas da Titia:
Se quiser dobre a receita e faça dois discos.
Sempre coloque o molho de tomate sobre a massa, para depois cobrir com o recheio de sua preferência. Eu sempre ralo ingredientes como mussarela, calabresa e presunto. 
Use a imaginação, abuse da criatividade e bom apetite!
Um xero da Titia

3 comentários:

  1. Hum...adoro pizza,vou pegar logo essa receita pra
    fazer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai amar amiga, facílima meeeeeeeesmo! E saborosa, mesma massa das pizzarias.Me convide viu? E quero aquela receita do frango desfiado com creme de leite pra eu fazer, aprovar e postar no nosso novo espacinho.
      Um xero da Titia.

      Excluir