sábado, 25 de fevereiro de 2012

Bolo Baba- de- Moça

Dry, a Titia sempre cumpre o que promete e você sabe disso, não é? Pois bem, devo a você a receita do bolo que  fiz no aniversário do Viny. Aliás, me acompanhou quando fiz e viu o quanto é fácil de fazer. O melhor é que é super econômico e não gasta quase material. O chato é que ele é um pão de ló, portanto só pode ser servido recheado. A Baba de Moça é um recheio delicioso que vai agradar a gregos e baianos ( gostou do trocadilho ?). Jeane, este até você que não é lá muito amiga do fogão, vai achar mamão com açúcar: facim, facim, como dizem lá em Minas.
Vamos por etapas. 
Ingredientes do Pão de Ló:
6 ovos;
6 colheres (sopa) de açúcar;
6 colheres (sopa) de farinha de trigo;
1 colher (sopa) de fermento em pó;
manteiga para untar;
farinha de trigo para polvilhar.

Para a Baba-de-Moça:
1 lata de Leite Moça;
1 vidro de leite de coco (200ml);
3 gemas.

Cobertura:
1 xícara (chá) de açúcar;
3 claras;
1 pacote de coco ralado.

Modo de preparo
Pão de Ló: bata as claras em neve. Sempre batendo,  acrescente as gemas uma a uma e o açúcar até a massa ficar homogênea. Misture a farinha de trigo peneirada com o fermento. Despeje a massa em uma fôrma redonda (24 cm de diâmetro) untada e enfarinhada e leve ao forno médio ( 180°C) preaquecido por cerca de 30 minutos ou até  que a massa esteja assada. Retire do forno e espere esfriar.
Baba-de-Moça:Em uma panela, misture o Leite Moça, o leite de coco, as gemas e leve ao fogo baixo,mexendo sempre, por cerca de 10 minutos ou até o creme se desprender do fundo da panela. Retire do fogo e deixe esfriar.
Cobertura:Leve ao fogo alto, o açúcar com meia xícara (chá) de água e deixe ferver até obter uma calda em ponto de fio. Bata as claras em neve. Quando a calda estiver no ponto, despeje-a lentamente sobre as claras , sempre com a batedeira ligada. Bata até obter um marshmallow. Reserve.
Coloque o coco ralado em um prato fundo e umedeça-o com meia xícara (chá) de água. Corte o bolo ao meio, recheie com a baba-de-moça, cubra com o marshmallow e decore com o coco.
Dicas da Titia: você pode substituir a cobertura de marshmallow por chantilly, glacê ou outra de sua preferência.
Bom proveito e um  xero da Titia



2 comentários:

  1. Peguei,super prática e rápida essa receita !E o bom é que a massa não enjoa como muitas que ficam doces demais! Obrigada,bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reparou que não vai nem manteiga e nem leite? Fica super leve.
      Um xero da titia

      Excluir