sábado, 21 de janeiro de 2012

Batendo na Mesma Tecla

Ai Gentem!!! Juro pr'ocês que se pudesse abriria a cabeça de muitas amigas e colocaria juízo lá dentro, infelizmente não tenho esse poder, o que posso fazer é tão somente aconselhar, oferecer um ombro amigo e muitas vezes, chorar junto! 
Passei a tarde com uma amiga. Ela sempre me procura para desabafar. Até brinco e lhe digo que tenho cara de muro, mas como a Titia é cuique de doer, não é um murozinho qualquer não - a Titia é a personificação do próprio Muro das Lamentações! Ai, ai, estou a brincar, mas o assunto é sério. Esta minha amiga é muito mais velha que eu ( velha pra caramba, hein?) e sua história é muito down. Imaginem vocês que ela conheceu um cara há 16 anos atrás e sustentou o sujeito de tudo, gastou muito dinheiro. O pior é que abandonou a família, os amigos , sua cidade natal, seus sonhos e sua dignidade por causa do infeliz. Pois bem, hoje ele não quer mais saber dela- nem atende suas ligações. Ela, diferentemente, não vê outro sentido na vida. Cismou que quer se vingar, que sei lá mais o quê e chora e está altamente deprimida. Falo e argumento, contudo, quando a pessoa não quer entender, de nada adianta gastar nosso latim. A coitada se entregou completamente ao sofrimento. E não quer enxergar .E digo sempre que " o pior cego não é aquele que não consegue enxergar; o pior cego é aquele que só consegue enxergar o que quer". ela é assim.
Gentem, eu falo quase todo dia nesse nosso espaço o quanto o amor próprio é importante: Uma pessoa que não se ama, não consegue amar ninguém. Se um sentimento lhe faz mal, com certeza não é amor, porque o amor é benéfico para o corpo e, sobretudo para a alma. 
Essa minha amiga cometeu muitos erros, um deles foi ter seguido o percurso de uma flecha, quando poderia ter seguido o de espiral. Sendo ampla, tendo outras visões, outros sonhos . A felicidade é uma soma de uma série de fatores que se completam e formam o mosaico de nossas vidas. De repente você não está bem no serviço, mas tem uma vida familiar ótima. De repente a Titia não tem "um homem pra chamar de seu", mas tem dois cães, amigos maravilhosos e uma vida tranquila. Uma coisa equilibra a outra, amadas. O que não podemos é seguir a trajetória da flecha, tipo: só vou ser feliz se passar em tal concurso, ou se trocar de carro esse ano... E o pior , quando só se estar feliz, se estiver ao lado de determinada pessoa. Falamos isso numa postagem passada. Você que acompanha a Titia, sabe exatamente do que estou falando.
Por favor, não confundam obsessão com amor. Obsessão é doença. Amor, ao contrário, é vida. Camões e o discípulo Paulo foram quem melhor decifraram o amor e Renato Russo inteligentemente sintetizou o melhor dos trechos de ambos em uma canção:" é só o amor que conhece o que é verdade, o amor é bom, não quer o mal, não sente inveja ou se envaidece...
Depois desse trecho dessa canção maravilhosa, melhor a Titia dar tchau.
Um xeeeeeeero e bom final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário